Em busca de medalhas

A largada para as Olimpíadas 2016 já foi dada pela equipe da Sogipa. Os técnicos estão preparando os competidores para disputar vagas e garantir o bom desempenho durante a competição. Por meio da Lei Federal do Esporte, a Sulgás é patrocinadora da equipe, contribuindo na busca por um lugar no pódio.

Segundo o vice-presidente de esportes da Sogipa, Alexandre Algeri, o clube porto-alegrense é o maior em medalhas olímpicas do país. “Existem trabalho e planejamento com competência e um pouco de sorte aliadas”, declara. A Sogipa disponibiliza aos atletas uma equipe multidisciplinar com treinadores, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, psicólogos e também com atendimento em um centro médico.

Com o apoio da Sulgás e de outras empresas, a instituição pode oferecer aos esportistas: moradia, alimentação, condição para intercâmbios e viagens em âmbito nacional e internacional. “A nossa diferença com relação aos outros clubes do Rio Grande do Sul é que os nossos atletas buscam por medalha, não lutam apenas por participar de uma Olímpiada. Já estão em outro nível de capacitação”, diz Alexandre.

Atletismo e judô

A equipe do atletismo se prepara intensamente para disputar as vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para potencializar o desenvolvimento dos competidores, a Sogipa instalou uma pista apropriada para corrida, aparelhos para verificar velocidade, biomecânica e contato dos pés com o solo e esquema de visualização de vídeos.

O fato de a competição acontecer em solo brasileiro é um ponto em destaque para Leonardo Ribas, treinador de atletismo do clube. “Participar de Jogos Olímpicos é difícil, mas na sua casa é ainda mais raro de acontecer. Eles vão sofrer mais pressão, mas, por outro lado, estarão mais ambientados com o clima, e a torcida vai estar a favor deles”, afirma. Os atletas consagrados do judô na Sogipa estão em busca de vitórias com quatro judocas prontos para disputar medalhas. Os treinamentos rígidos de técnica e tática preparam os jovens para subir ao pódio no Rio de Janeiro.

Segundo Antonio Carlos de Oliveira Pereira, conhecido como Kiko Pereira, treinador de judô da Sogipa, a expectativa de conquistar medalhas nas Olimpíadas é positiva, destacando a dedicação dos atletas para ficarem entre os primeiros. “Eles são profissionais, só pensam nisso, só fazem isso. O esporte olímpico trabalha de quatro em quatro anos com o foco total.”


atletismo (35 of 53)

A judoca

JUDO-48

_MG_3491

atletismo (40 of 53)

JOGOS OLÍMPICOS 2016

  1. Quando: 5 a 21 de agosto

  2. Onde: Rio de Janeiro

  3. São disputadas: 306 medalhas de ouro

  4. Categorias: 42 esportes

Matéria produzida pela Stampa e publicada na revista Sulgás Natural, ed. 9, da Sulgás. 

#sulgás #atletismo #sogipa #olimpíadas #jogos #competição #judo