top of page

Foto nossa de cada dia

Desenvolvido em 2010 pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, o Instagram foi criado para ser uma rede social que publica fotos online e possibilita o compartilhamento desses arquivos em outras redes como Facebook, Twitter e Tumblr. O programa também suporta vídeos de até 15 segundos e gifs. Em 2011, recebeu o título de “Aplicativo do ano” pela Apple.

Com plataforma disponível para os sistemas iOS, Android e Windows Phone, o “Insta”, como é chamado por muitos adeptos, registra mais de 400 milhões usuários, destes 27% são americanos. No Brasil, a rede atingiu 29 milhões de downloads, o que representa 7,25% dos clientes e torna o país o segundo maior usuário do programa no mundo. Aproximadamente 20% das pessoas com acesso à internet utiliza o programa. Estima-se que mais de 80 milhões de fotos são compartilhadas no Instagram diariamente.

Estrelas pop dominam a rede

De acordo com o jornal britânico Telegraph, o perfil com mais curtidas do Instagram é o da cantora e atriz da Disney Selena Gomez. Em segundo lugar, está a cantora pop Taylor Swift, em terceiro, a socialite Kim Kardashian, em quarto, a cantora e também atriz da Disney Ariana Grande e em quinto, a cantora de R&B Beyoncé Knowles.

Dentre as dez fotos mais curtidas do aplicativo estão três imagens de Taylor e três da família Kardashian/Jenner. A foto mais curtida da rede foi da modelo Kendall Jenner usando um vestido de noiva e deitada com o cabelo em formato de corações, que rendeu mais de 3,5 milhões de likes e ultrapassou a imagem do casamento da irmã Kim Kardashian, antes campeã com 2,5 milhões de likes.

Filhos são responsáveis pela edição

Com a proposta de capturar momentos e expressar a criatividade, em 2014 o Instagram lançou o Hyperlapse, aplicativo que faz vídeos acelerados, no estilo timelapse. No ano seguinte, o Layout, ferramenta que permite fazer montagem de fotos, na qual o usuário também pode espelhar ou inverter a imagem. Também em 2015, a empresa apresentou o Boomerang. O app tira fotos em sequência e, a partir delas, cria um gif. Todos podem ser compartilhados no Instagram e em outras redes sociais.

bottom of page