top of page

Mundo digital: comunicação para smartphone

O uso de smartphones se popularizou e hoje é quase impossível não utilizar os dispositivos para se comunicar, se informar e compartilhar conhecimento. De acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil conta hoje com 220 milhões de celulares em funcionamento, o que reforça a necessidade de as empresas ajustarem a comunicação para falar com o público conectado.

O estudo The Global Mobile Report, realizado pela comScore, mostra que o mobile já ocupa 73% do tempo online do brasileiro, isso é reflexo da utilização dos dispositivos para as tarefas do cotidiano. São informações preciosas para as empresas promoverem campanhas com estratégias de comunicação focadas para o público que abre mão de outros canais em troca da praticidade dos aparelhos móveis.

Para acompanhar a modernização, as possibilidades de oferecimento de informação se diversificaram e se expandiram para o marketing de conteúdo. Uma expansão que também possui limites, os chamados algoritmos – que permitem ao público selecionar o que é relevante para ele, isso fez com que os planos de branded content se tornassem essenciais ao planejamento da comunicação, seja em estratégias de redes sociais ou em publicação de conteúdo em sites e blogs.

Na Stampa é percebido o aumento do investimento no marketing de conteúdo, clientes como AGCO, Syndic, LC Odontologia, Unimassey e Maga Cristal utilizam campanhas com estratégias digitais para se aproximar do público conectado. Revistas digitais, como a Campo Aberto e a Valtra & Você, com conteúdos exclusivos em vídeos, áudios, matérias, galeria de imagens e outras informações pontuais são publicadas, pela Stampa, para o cliente AGCO, que inova também na parte técnica, catálogos e folhetos receberam versões digitais para mobile. A evolução é constante para acompanhar um público dinâmico e que anseia por inovações.

“O melhor marketing não parece realmente marketing”, diz Seth Godin, autor de livros sobre negócios e fundador de uma das primeiras empresas de marketing online do mundo. A frase, enfatiza a necessidade de gerar interesse no público, muito mais do que vender é oferecer experiência, conhecimento e necessidades que melhoram o cotidiano das pessoas.

bottom of page