top of page

Assistente pessoal tecnológica ajuda nas tarefas diárias

Cortana, Google Now e Siri são as assistentes pessoais mais conhecidas no mundo dos smartphones. Usuários de Windows Phone, Android e iOS, respectivamente, conhecem esses nomes e recorrem regularmente às funções. Mas você sabe o que a elas fazem?

O software realiza tarefas por comando de voz, o que possibilita ao dono utilizar funções simples do telefone sem precisar digitar. Agenda compromissos, ativa o alarme, informa sobre a previsão do tempo e reproduz músicas, dentre outras atividades.

A Siri é a mais velha, famosa e geniosa entre as três. Criada em 2010, atende de forma mais natural ao usuário e responde a perguntas pessoais com um tom ácido. Entretanto, a versão em português do aplicativo ainda deixa a desejar, com uma voz robótica bem diferente da versão em inglês.

O Google Now responde com clareza e agilidade para donos da versão Android 4.1 em diante, é capaz de formular frases e abrir programas, porém de maneira impessoal, o que causa constrangimento a alguns adeptos.

Já a Cortana é a mais nova no segmento, a aposta da Microsoft é adepta também ao Xbox e ao sistema operacional Windows 10. Além disso, assim como a Siri, a assistente consegue utilizar o humor em suas respostas.

As gigantes fazem parte do cotidiano e já têm uma posição consolidada entre seus discípulos, mas o mundo digital começa a desbravar outras atendentes. Entre os destaques está Tina, conhecida por ser revoltada. Ela atende aos mesmos comandos que as outras assistentes, porém sempre se mostra descontente e mal-humorada, o que já ocasionou mais de 100 mil downloads e tem feito sucesso.

Outro assistente que se vem se colocando entre os principais é o S Voice, da Samsung, que acaba de entrar de no mercado e, assim como os outros, atende aos comandos básicos e vem ganhando espaço por suas respostas picantes.

bottom of page