top of page

Dez dicas valiosas para utilizar o Photoshop

No design faz parte da rotina utilizar ferramentas para manipular imagens, como Photoshop ou Illustrator. Existem alguns macetes que ajudam os usuários a fazerem o trabalho de forma mais simples e ágil. Separamos dez dicas para você aplicar quando for utilizar o Photoshop:

  1. Encontrar o centro de um documento: Na barra de ferramentas, vá em “visualizar” e clique na opção “novo layout de guias”. Após, defina o número dois para colunas e dois para linhas. Clique no menu “predefinição” e escolha a opção “salvar predefinição”. Dê um nome e salve.

  2. Mudar a cor de um objeto rapidamente: Para trocar a cor de um objeto, abra uma imagem qualquer, crie uma nova camada e com a ferramenta “Pincel”, pinte uma nova cor sobre a superfície. Mude o modo de mesclagem da camada para matiz ou cor.

  3. Corrigir o alinhamento de fotos: Pressione a tecla L do teclado para selecionar a ferramenta “régua”. Crie uma linha que acompanhe o horizonte da imagem. Após, clique no botão “corrigir camada” para arrumar o alinhamento.

  4. Fazer navegação speedy: Para se mover em torno da imagem e dar zoom in e zoom out mais rapidamente, use o atalho: cmd/ctrl + para aumentar o zoom; cmd/ctrl e – para diminuir o zoom. Segure a barra de espaço para acessar rapidamente a ferramenta “mão” e arrastar a imagem.

  5. Usar o Gamut Warning para identificar cores fora da impressão: Para começar, você precisa saber o que é um gamut. Gamut é uma paleta de cores exibidas (RGB) ou impressas (CMYK) por determinada tecnologia. Para imprimir, é preciso converter todas as cores para CMYK. Para verificar se está tudo coreto, vá em “visualizar”, “configuração de prova”. Selecione “visualizar”, “aviso de gamut” para destacar as cores que estão fora e corrigi-las antes de enviar para a gráfica.

  6. Utilizar grades para organizar as informações: Para utilizar o Novo Guia de Layout do Photoshop, acesse “visualização” e vá em “novo guia de layout”. A grade pode ser configurada no menu “editar”, “preferências”, “guias, grade e fatias”.

  7. Editar camadas de texto simultaneamente: Para editar várias camadas de texto, selecione-as e use a barra lateral de camadas para mexer em todas ao mesmo tempo.

  8. Colar o texto no local exato: Para manter algo copiado de uma imagem para outra, pressione “shift” quando for fazer o “ctrl+c e ctrl+v”. Assim o conteúdo não sairá da posição.

  9. Simular textos: Para usar o conhecido “Lorem ipsun”, basta ir em “tipo” e em “colar lorem ipsun”, para preencher a caixa com um texto padrão.

  10. Salvar arquivos mais rapidamente: Após a manipulação dos arquivos, desative a compressão de imagem para salvá-los mais rapidamente. Para fazer isso, vá em “preferências”, “arquivos” e marque “desabilitar compressão PSD e PSB”.

bottom of page