O marketing está ligado diretamente ao sucesso dos negócios, pois traça caminhos para conquistar clientes e trabalha a marca da empresa perante o mercado.
Dentro da área, são muitas as expressões utilizadas para identificar processos e ações. Os profissionais que atuam no setor já estão acostumados com os diversos termos utilizados, mas e os demais comunicadores?
Para ajudar os colegas jornalistas, publicitários e relações-públicas nessa jornada, vamos esclarecer algumas expressões comumente utilizadas no marketing.
AIDA (Attention/Awareness, Interest, Desire, Action) – São quatro passos do consumidor até a finalização da compra. A expressão é o resumo de cada um deles: atenção/consciência, interesse, desejo e ação.
B2B (Business to Business) – Empresas que vendem produtos para empresas.
B2C (Business to Consumer) – Empresas que vendem produtos para clientes.
BANT (Budget, Authority, Need, Timeline) – Critérios utilizados pelo representante de vendas para classificar seus clientes. São eles: orçamento, autoridade, necessidade e linha do tempo – prazo para implantação.
BR (Bounce Rate) – Taxa de rejeição relativa a website ou e-mail.
CR (Conversion Rate) – Porcentagem de pessoas que completaram a ação desejada.
SEO (Search Engine Optimization) – Técnicas para ajudar o site a alcançar melhor classificação nas pesquisas orgânicas dos sites de busca.
Benchmarking – estudo da concorrência e do mercado para a incorporação de práticas ou aperfeiçoamento dos métodos já utilizados.
Branding – conjunto de ações estratégicas para posicionamento e percepção do valor da marca perante os consumidores.
CRM (Customer Relationship Management) – conjunto de programas e ferramentas que permitem acompanhar as ações que fez com cada um dos clientes e potenciais consumidores.
FEE – valor fixo mensal estabelecido pelo fornecimento de pacote de serviços.
Market Share – grau de participação de uma marca dentro de um mercado específico em termos de vendas.
ROI (Return on Investment) – relação entre dinheiro ganho/perdido e o que foi investido nas ações.
Target – público alvo.
Funil de vendas – pirâmide invertida que mostra os diferentes estágios em que os clientes podem se encontrar durante o processo de aquisição.
Inbound Marketing – estratégias de criação de conteúdo relevante e de relacionamento.
Landing Page – página criada com propósito específico dentro de um site.
Prospect – cliente em potencial.
Lead – pessoa que indicou interesse pela empresa, deixando suas informações disponíveis.
KPI (Key Performance Indicator) – usado para medir o andamento das ações com base nas metas estabelecidas.
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