top of page

A história (doce) do Android

Presente em 80% dos smartphones no mundo, o sistema operacional do Google iniciou suas atividades oficialmente em 2008. O lançamento do Astro permitia acesso à janela de interações, conexão com o Gmail e uma central de aplicativos chamada Android Market.

Porém sua história começa cinco anos antes, quando Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White fundaram a Android Inc. em outubro de 2003 na Califórnia. A proposta era desenvolver sistemas operacionais secretamente. Em 2005, o Google se lançou no mercado de softwares para dispositivos móveis, comprando a empresa. Desde então, onze versões foram lançadas.

Ao longo destas edições, o software evoluiu, adquirindo funcionalidades para atender os usuários. Hoje, ele atua como um “minicomputador”, aceita comandos por voz, aplicativos de música, acesso a e-mails, criação de documentos de texto e tabelas, sincronização de contatos, entre outros.

Após o Astro, todas as versões do sistema passaram a receber nomes de sobremesa em ordem alfabética. O primeiro foi o 1.5 Cupcake, em 2009, depois foram lançados o 1.6 Donut, 2.0 Eclair, 2.2 Froyo, 2.3 Gingerbread, 3.0 Honeycomb, 4.0 Ice Cream Sandwich, 4.1 Jelly Bean, 4.4 KitKat, 5.0 Lollipop e o mais recente, 6.0 Marshmallow.

Dentre as curiosidades que rondam o maior sistema operacional mobile do mundo estão os nomes de doces que não foram aceitos, como Lemon Drop, Lemon Meringue Pie e Licorice, excluídos pelas versões recentes.  Outra é a possibilidade de programar para o Android de graça. Ao contrário do iOS, que cobra dos desenvolvedores, o sistema do Google tem plataforma gratuita para criação de jogos e aplicativos.

Confira algumas dicas para aperfeiçoar o uso do sistema:

  1.  Colocar o telefone em modo avião ajuda a carregar o smartphone mais rápido.

  2.  Quando estiver no trabalho ou em casa, pode ativar a opção Smart Lock. Com ela, o celular adiciona lugares confiáveis à lista e desativa o bloqueio de tela.

  3.  O software possibilita que o usuário ative o localizador em caso de roubo, basta instalar o Gerenciador de Dispositivos Android e acompanhar pela internet.

  4. Com o comando de voz, você pode ativar o alarme, basta clicar no microfone e dizer “Me acorde às 8h da manhã”, e o telefone ativa o alarme automaticamente.

bottom of page